OSM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me apresentando

2 participantes

Ir para baixo

Me apresentando Empty Me apresentando

Mensagem  Luciano José Seg Nov 18, 2013 4:44 am

Bom dia a todos.

Meu nome é Luciano José. Moro no Carianos e gostaria de participar do projeto de mapear Florianópolis no OSM.

Gostaria que pudessem me orientar a fim de manter o padrão já estabelecido.

Obrigado.

Luciano José
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me apresentando Empty Re: Me apresentando

Mensagem  koyaani Ter Nov 19, 2013 10:19 am

Olá Luciano,

bem-vindo (de volta). Parece que está tudo certinho nas suas edições em Tapera. Só seu "Portão Sul - BAFL" é um pouco estranho. Não seria adequado colocar algum tag "barrier" (e um "entrance"? E se esse é um portão da BAFL, a área da BAFL no OSM não devia ser maior? Assim você teria um caminho fechado para a BAFL e um nó chamado simplesmente "Portão Sul" neste caminho. Naquele caminho com name="BAFL - Base Aérea...." seria melhor colocar name=Base Aérea... e short_name=BAFL. Assim o nome oficial fica no mapa, mas ainda é possível achar o lugar digitando "BAFL" no campo de busca. (Name sempre devia conter o nome mais comum sem redundância, só em alguns casos onde as duas versões aparecem no prédio botei o nome completo com o nome curto junto.)

E seria bom colocar a fonte (ou simplesmente no comentário do changeset ou usando algo como source:name=survey diretamente no caminho). Eu sempre queria copiar os nomes do IBGE em Tapera, mas ainda não tive tempo. (E se você conhece Tapera pessoalmente, vou me concentrar no Sul da Ilha.) Seria legal se OSM fosse o primeiro mapa mostrando o novo acesso ao aeroporto algum dia.

Não tem tantos padrões aqui em Floripa (só alguns debates informais por e-mail), mas se tiver algo mais concreto, devia aparecer no wiki ou aqui no fórum. Estou tentando organizar uma pequena reunião na UFSC ainda este ano, mas primeiro vou ver se tem mais alguém interessado (além de mim e um aluno). Também tenho um colega da automação que tem algumas ideias e talvez possa organizar dados para OSM do governo estadual.

Martin

koyaani

Mensagens : 25
Data de inscrição : 12/02/2012

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:Koyaani

Ir para o topo Ir para baixo

Me apresentando Empty Re: Me apresentando

Mensagem  koyaani Ter Nov 19, 2013 10:45 am

Olá Luciano,

acabei de corrigir alguns problemas perto da BAFL: Tinha alguns caminhos sobrepostos (ruas mapeadas duas vezes). Você tem certeza que access=permissive é o tag adequado para a rua pela BAFL (que nem devia ser highway=road (que é um tag temporário para dizer que faltam informações) mas talvez highway=service), Isso significaria que todo mundo pode passar lá até o proprietário começar a reclamar. Se for necessário se identificar no portão, o tag adequado seria access=private.

Os números das rodovias deviam ficar num tag "ref" e não no "name" (se esse número não por acaso realmente for o nome oficial). Então botei ref=SC-401 na sua Rodovia Açoriana. Só não achei nenhuma fonte oficial sobre a extensão da SC-401 agora. Viu alguma placa lá?

Martin

koyaani

Mensagens : 25
Data de inscrição : 12/02/2012

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:Koyaani

Ir para o topo Ir para baixo

Me apresentando Empty De volta

Mensagem  lucianoljls Sáb Nov 23, 2013 6:52 am

Olá Martin,

Sim. Estou de volta. E agora quero aprender para poder ajudar.

Novamente, desculpe pelos erros. Estou tentando consertá-los.

Tenho estudado na Wiki do OSM. Você sugeriria algo mais?

Para editar eu tenho usado o ID e o JOSM. Me parece o JOSM melhor, né? Mas, ainda não sei usar a maioria dos recursos. Estou tentando.

Obrigado e agradeço pela ajuda.

Luciano José.

Ps. Moro no Carianos e trabalho na Aeronáutica. Por isso, quero contribuir, principalmente no Carianos e Tapera. Mas, também, com todo o Sul da Ilha, quando eu estiver dominando melhor as ferramentas.

lucianoljls

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Me apresentando Empty Re: Me apresentando

Mensagem  lucianoljls Dom Nov 24, 2013 7:13 pm

koyaani escreveu:Olá Luciano,

bem-vindo (de volta). Parece que está tudo certinho nas suas edições em Tapera. Só seu "Portão Sul - BAFL" é um pouco estranho. Não seria adequado colocar algum tag "barrier" (e um "entrance"? E se esse é um portão da BAFL, a área da BAFL no OSM não devia ser maior? Assim você teria um caminho fechado para a BAFL e um nó chamado simplesmente "Portão Sul" neste caminho. Naquele caminho com name="BAFL - Base Aérea...." seria melhor colocar name=Base Aérea... e short_name=BAFL. Assim o nome oficial fica no mapa, mas ainda é possível achar o lugar digitando "BAFL" no campo de busca. (Name sempre devia conter o nome mais comum sem redundância, só em alguns casos onde as duas versões aparecem no prédio botei o nome completo com o nome curto junto.)

E seria bom colocar a fonte (ou simplesmente no comentário do changeset ou usando algo como source:name=survey diretamente no caminho). Eu sempre queria copiar os nomes do IBGE em Tapera, mas ainda não tive tempo. (E se você conhece Tapera pessoalmente, vou me concentrar no Sul da Ilha.) Seria legal se OSM fosse o primeiro mapa mostrando o novo acesso ao aeroporto algum dia.

Não tem tantos padrões aqui em Floripa (só alguns debates informais por e-mail), mas se tiver algo mais concreto, devia aparecer no wiki ou aqui no fórum. Estou tentando organizar uma pequena reunião na UFSC ainda este ano, mas primeiro vou ver se tem mais alguém interessado (além de mim e um aluno). Também tenho um colega da automação que tem algumas ideias e talvez possa organizar dados para OSM do governo estadual.

Martin
Martin, já corrigi a BAFL conforme recomendaste. Acho que sim. Em relação à Tapera, BAFL e o Carianos eu tenho ajustado de acordo com idas diretamente aos locais, marcações no GPS do celular e consultas ao Google Street View.

Na verdade, eu coloquei SC-401 na Rodovia Açoriana por causa do Google. Já removi até encontrar outra fonte que comprove.

Em relação ao novo acesso ao aeroporto, nem as autoridades decidiram. Existe hoje, três propostas de traçado e algumas demandas judiciais. Pode deixar. Estou acompanhando de perto este novo acesso e quando tiverem alguma definição eu comento no fórum.

Caso queira me incluir como cooperador, estou à disposição para ajudar. Tenho alguns aplicativos de navegação no celular que usam os dados do OSM e estou sempre testando os roteamentos e as facilidades. Me coloco como um turista que acaba de chegar à cidade e precisa se locomover e encontrar lugares de interesse. Por isso, alterei os tipos de estrada como a Rodovia Aparício Ramos Cordeiro e a José Olímpio da Siva. Além de fazer um pequeno ajuste na Via Expressa que chega até o Carianos. Neste caso os navegadores faziam o traçado, do aeroporto para o centro, passando pela SC-405 no Rio Tavares e logo retornava. Agora, depois dessa mudança, já estão acessando a Via Expressa corretamente, por baixo do Viaduto da Seta.

Além disso, gosto muito de pedalar, principalmente no Sul da Ilha, Centro e Leste. Com isso estou sempre checando os roteamentos e sentidos das ruas.

Sendo assim, agradeço por passar as dicas e vou tentar contribuir.

Obrigado. Luciano José.

lucianoljls

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Me apresentando Empty Re: Me apresentando

Mensagem  koyaani Qua Nov 27, 2013 6:42 am

Olá Luciano,

parabéns, a Tapera já fica bonita. Nós só não usamos abreviações como "Serv." no OSM, veja http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Names#Abbreviation_.28don.27t_do_it.29. Quando falei do wiki acima, me referi à página de Floripa:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/SC/Florian%C3%B3polis. Pode acrescentar ou atualizar conteúdos à vontade.

Se eu por acaso perceber algum problema no seu mapeamento, mando uma mensagem diretamente para você. Para editar o banco de dados nem precisa entender todas as funções do JOSM. O mais importante é saber baixar os dados, editar objetos e interpretar os avisos do programa. Também podíamos marcar algum horário no bate-papo do OSM: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Contact. Estou pensando em convidar para uma pequena reunião na UFSC no dia 9 ou 11. Aviso aqui pelo fórum quando tiver algo mais concreto.

Martin

koyaani

Mensagens : 25
Data de inscrição : 12/02/2012

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:Koyaani

Ir para o topo Ir para baixo

Me apresentando Empty Re: Me apresentando

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos